Os quatro modos de agir diante de Deus

Os quatro modos de agir diante de Deus

Mt 7, 6 -14

Nesta passagem, Jesus nos mostra quatro modos de agir diante de Deus: saber dar, saber pedir, saber receber e saber escolher. O Evangelho não são palavras soltas, sem nexo, ou apenas uma história moral. O Evangelho é a revelação divina. Nele se encerra um ensinamento perfeito. Jesus esconde em Suas palavras um sentido divino de vida.

Saber dar – Ninguém dá o que não tem. Tendo, não deve dar à pessoa errada. “Não deis aos cães o que é santo, nem atireis aos porcos as vossas pérolas”.

Falar das coisas de Deus, levar as palavras de Jesus é muito sério. Devemos saber como e a quem falar.

Temos como exemplo Jesus diante de Pilatos. Qualquer resposta que lhe desse seria algo sagrado que, naquele momento, se voltaria contra Ele. Seria a Sua defesa diante de pessoas sem espiritualidade e numa hora em que não devia ser perdoado, pois a profecia se cumpriria ali, era um momento decisivo para a história da salvação, que se consumaria na Sua condenação e morte de cruz. Então Ele se calou e deixou que agissem, para que se completasse a salvação. Jesus não deu a Pilatos o sagrado.

Saber dar o que é santo, saber discernir é importante em nossa vida. Não devemos dar as coisas de Deus a pessoas despreparadas para recebê-las, porque irão entendê-la de outra forma, voltarão contra nós e farão com que a vontade de Deus não se realize em nossa pessoa. Não se deve levar uma doutrina preciosa e santa a pessoas sabidamente incapazes de apreciá-la e que poderiam fazer mau uso dela.

Saber pedir – “Pedi e vos será dado, buscai e achareis; batei e vos será aberto”. Saber pedir é sério, temos responsabilidade pelo que pedimos, por suas consequências. Não que Deus irá nos atender em tudo e incondicionalmente. Absolutamente! Sabemos que não é assim. Para pedir é preciso entender a vontade de Deus; a nossa vontade nem sempre é a vontade de Deus. Quando compreendemos isto, percebemos que Deus conduz as nossas coisas, para que aconteçam como deve ser. No entanto, a vontade de Deus só se realiza em nós se permitimos: é o livre-arbítrio que nos deu. Isto, porém, não exclui Sua autoridade em intervir quando assim o entender. Se diante de nossos problemas nos mantivermos pacientes e confiantes em Deus, a Sua vontade se fará. Isto é pedir com o discernimento de que, apesar de termos vontade própria, é a vontade de Deus que deve prevalecer, pois só Ele sabe realmente o que é melhor para nós. Isto é saber pedir.

Saber receber – “Tudo que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles”. Nós não sabemos receber as coisas. Queremos receber sem nada oferecer, sem criar aquela situação de se dar primeiro. É só vem a nós. Se não soubermos dar, não saberemos receber. Por isso é preciso estar atento ao que se dá e como o faz, pois daí decorrerá o que há de receber.

Recordemos Mt 6,1.3: “Guardai-vos de praticar a vossa justiça diante dos homens para serdes vistos por eles. Se o fizerdes, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus… Quando deres uma esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita.” Não troquemos a recompensa celeste pela terrena. Aquele que souber dar, saberá receber. São Francisco discerniu muito bem isto.

Saber escolher –reino da matéria em que vivemos é a porta larga, é aquela opção que fazemos e que parece mais vantajosa aos olhos da matéria. Quando Adão e Eva fizeram-na, pecaram contra Deus, lhes fora oferecido serem como Deus, ter o conhecimento do bem e do mal. Foi a porta larga da matéria que se abriu para eles. A soberba falou mais alto. Obedecer a Deus tornou-se então difícil.

O Reino de Deus é diferente, não está no plano da matéria, mas do espírito. Se ficarmos sempre voltados para as portas largas da matéria, que nos levam aos prazeres do mundo, será difícil entender o outro lado. Jesus nos fala que a porta é estreita, porque é através dela que vamos entender as coisas do espírito. E isto não é fácil.

Jesus coloca todas as coisas “meio brandas” sob a capa moral, mas que têm uma espiritualidade fora do comum, divina! Só mesmo os bem-aventurados sentem que o progresso na vida espiritual passa por aquela “porta estreita”.

Esta é a doutrina dos dois caminhos – o do bem e o do mal – entre os quais o homem deve escolher.

A espiritualidade não caminha com a materialidade, são dimensões opostas; por isso não é reconhecida e valorizada pelo mundo, que ostenta outros valores. Daí aquilo que tristemente constatamos: a pessoa vale pelo que tem, e não pelo que é. É também a razão de alcançarem êxito nesta vida aqueles que menos se preocupam com as coisas do espírito, com os valores éticos e morais, com a vivência da Palavra de Deus. E é por isso que Jesus disse: Se queres ganhar a vida (vida eterna), trata de perdê-la (vida terrena).

Por isso avançar no sentido do bem parece ser complicado. Mesmo buscando a porta estreita, podemos ter doenças, passar por dificuldades de toda ordem, inclusive financeira. Isto é ter problemas de ordem material; mas a graça de Deus não nos faltará, contaremos com a Sua proximidade, perceberemos a Sua presença, Seus sinais, Suas respostas, e estaremos crescendo a Seus olhos.

Como isto é bonito! Como nos dá força para prosseguirmos! Isto é a graça de Deus! Isto é saber dar, pedir, receber e escolher. Isto é discernir, entender as coisas do Céu. E é isto que Jesus aqui nos fala através de Mateus.

Referência: LOPES, Raymundo. Os quatro modos de agir diante de Deus: Mt 7, 6 -14. In: LEMBI, Francisco (Org.). O Código Jesus. Belo Horizonte: Magnificat, 2007. p. 71.

ALGUMAS SUGESTÕES DE LEITURA

Profecias

Profecias

Na carta transcrita abaixo e enviada ao Missionário Francisco Lembi, Raymundo Lopes descreve a origem do que se convencionou chamar na Obra Missionária de Profecias. São pequenos registros do que Raymundo ouviu de vozes desconhecidas. “Prezado Francisco, Francamente,...

Pequeninos Especiais

Pequeninos Especiais

No dia 02 de abril de 1993, na Capela do Colégio Monte Calvário, Nossa Senhora revelou a Raymundo Lopes que ele receberia 12 terços provenientes de um país distante. Estes terços trariam os nomes dos Apóstolos e seriam distribuídos de acordo com as instruções d’Ela,...

O Terço da Divina Chama

O Terço da Divina Chama

Nossa Senhora, Santa Teresinha e Catarina Labouré abrem o terceiro dos três Selos que marcam as aparições de Belo Horizonte: o Terço da Divina Chama. Trata-se de uma invocação do Espírito Santo para que não se caia na dispersão, na confusão e na apostasia destes...