O Juízo Final

Mt 25, 31-46

Neste Evangelho Jesus começa dizendo: “Quando o Filho do Homem vier na Sua glória, e todos os anjos com Ele, então se assentará no trono da Sua glória. E serão reunidas em Sua presença todas as nações e Ele separará os homens uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos, e porá as ovelhas à Sua direita e os cabritos à Sua esquerda.”

Entendemos que Jesus fala aqui em separar os justos dos pecadores. Mas não é só isto. Ele quis dizer também que, quando Deus fez o mundo, no sétimo dia viu que tudo era bom. Deus não criou nada de ruim, mau ou errado. Assim fez o homem, perfeito, para a eternidade. Colocou-o no paraíso, onde se alimentava das frutas de suas árvores. Não havia ali a morte, a dor, o sofrimento. Mas o que aconteceu, então?… O homem pecou, pela soberba, atraindo por consequência, à criação, tudo que chamamos de ruim, de mau e de errado. Trouxe ao homem a morte e a imperfeição. Ruim é tudo aquilo que Deus não quis. E o homem teve de caminhar com tudo isto que não fora feito para ele. Deus não criou o homem para uma vida de coisas ruins.

Poderíamos até imaginar que em Sua mente divina Ele pensasse assim: O que é sofrer? O que é sorrir? O que é chorar? O que é aprender a andar? E se encarnaria para “aprender” e “entender” melhor a Sua criação naquela nova situação. Assim, viveria na carne, como homem, durante trinta e três anos, para participar daquela vida: nasceu, aprendeu a andar, sorrir. Falou, discutiu, sofreu e morreu.

Vamos, então, entender uma coisa interessante: aquele Deus do Antigo Testamento agora age de forma diferente. É como se aquele Deus não tivesse consciência, não entendesse o que o homem passou a viver após a perda do paraíso: o sofrimento, o questionamento… É como dissesse: O que é isto? Não é o que Eu quis criar! Terei de  vive-lo para o entender. É claro que falamos isto tão-somente em hipótese, pois Deus tudo sabe e Sua encarnação teve outro sentido. Ele nos provou que quis viver a nossa vida terrena, humanizando-se, para nos libertar da escravidão do pecado e da morte. Ele veio pela misericórdia, para nos trazê-la. Por isso vivemos, especialmente hoje, o tempo da misericórdia de Deus. Ele entendeu o homem em todos os seus sofrimentos e aflições, e concordou apenas com a morte do corpo, não concordando com a morte da alma. Esta ficaria restrita àqueles que não fossem do Seu redil, traduzindo-se na condenação eterna. Ele conviveu com a morte da alma, pois até então ela estava num estado de condenação, para toda a humanidade, herança do pecado de Adão; mas resgatou- a ao vencer a morte, por isso “ressuscitou dos mortos”.

Jesus está aqui dizendo que, no final dos tempos, terá condição de separar aquilo que ficará à Sua direita: tudo que é bom; e aquilo que ficará à Sua esquerda: tudo que é mau.

No Jardim do Éden convivíamos somente com o bem, nada nos fazia mal. Na vida terrena o mal está em todo lugar: nas pessoas e em tudo à sua volta. O egoísmo, a injustiça, a violência… as doenças, os acidentes, as mutilações… o meio ambiente. Uma planta que se come, por exemplo, às vezes nos faz mal; um cão pode nos fazer bem, mas pode também nos atacar; uma cobra com seu veneno pode nos matar, quando nem deveria ter veneno. Tudo isto que provoca o mal é o que está à esquerda de Deus, é aquilo que Ele não criou para o homem, quando o colocou no paraíso. Esse conjunto de coisas terríveis o próprio homem trouxe para si ao pecar, atraiu para o seu convívio.

No final dos tempos, que não é o final do mundo, mas o tempo atual que chega a um fim, Jesus virá em Sua glória e haverá uma separação de tudo isto e o homem, transformado, purificado, voltará a conhecer um novo tempo, onde o bem prevalecerá sobre o mal. Será o paraíso terrestre, onde plantas e serpentes não terão veneno, não haverá animais ferozes, não subsistirá a iniquidade. Porém, estaremos ainda em nosso corpo mortal, na nossa imperfeição.

Já o Juízo Final ocorrerá no final do mundo, numa terceira e última vinda do Filho do Homem, para o julgamento final e definitivo. Do lado direito de Deus estarão os bem-aventurados, o homem glorificado em nome de Deus, que o resgata para o Paraíso celeste. E do lado esquerdo os mal-aventurados, desterrados para sempre de Seu convívio, de Seu amor.

Este Evangelho é maravilhoso. Deus quer nos mostrar que valemos muito para Ele. No contexto da criação, do reino vegetal ao reino animal, com tudo que os envolve, tem seu lado direito e seu lado esquerdo. O lado esquerdo será banido, enquanto o lado direito resplandecerá na glória de Deus.

Devemos sempre cultivar esse lado direito e esquecer o lado esquerdo. É morrendo para as coisas do lado esquerdo, que se vive para a vida eterna.

“Há, porém, muitas outras coisas que Jesus

fez e que, se fossem escritas uma por uma,

creio que o mundo não poderia conter os

livros que se escreveriam.”

Referência: LOPES, Raymundo. O Juízo Final: Mt 25, 31-46. In: LEMBI, Francisco (Org.). O Código Jesus. Belo Horizonte: Magnificat, 2007. p. 234.

ALGUMAS SUGESTÕES DE LEITURA

Profecias

Profecias

Na carta transcrita abaixo e enviada ao Missionário Francisco Lembi, Raymundo Lopes descreve a origem do que se convencionou chamar na Obra Missionária de Profecias. São pequenos registros do que Raymundo ouviu de vozes desconhecidas. “Prezado Francisco, Francamente,...

Pequeninos Especiais

Pequeninos Especiais

No dia 02 de abril de 1993, na Capela do Colégio Monte Calvário, Nossa Senhora revelou a Raymundo Lopes que ele receberia 12 terços provenientes de um país distante. Estes terços trariam os nomes dos Apóstolos e seriam distribuídos de acordo com as instruções d’Ela,...

O Terço da Divina Chama

O Terço da Divina Chama

Nossa Senhora, Santa Teresinha e Catarina Labouré abrem o terceiro dos três Selos que marcam as aparições de Belo Horizonte: o Terço da Divina Chama. Trata-se de uma invocação do Espírito Santo para que não se caia na dispersão, na confusão e na apostasia destes...