Diversas Curas

Mt 9, 27-34

Dos muitos milagres realizados por Jesus, Mateus reuniu alguns dos mais importantes. Por inspiração, colocou-os estrategicamente para que possamos tirar deles uma lição prática e mística. Eles nos proporcionam uma visão mística do Cristo.

O evangelista diz que Jesus estivera antes em casa de Jairo, chefe de sinagoga, onde ressuscitou sua filha.

“Partindo Jesus dali, puseram-se a segui-lo dois cegos, que gritavam e diziam: ‘Filho de Davi, tem compaixão de nós.' Quando entrou em casa, os cegos aproximaram-se dele."

Jesus entrou em casa. Misticamente, que casa é essa? Ele foi glorificado e volta à casa do Pai, demonstrando todo o poder e glória com a prerrogativa do Pai.

Dois cegos aproximam-se dele. Jesus não lhes pergunta se são cegos, apenas diz: "Credes que tenho poder de fazer isso?" Quer dizer, a humanidade diante de Jesus, na casa do Pai, cega em espírito e na fé, que não quer discernir o que é da matéria e o que é do espírito. E Jesus lhe pergunta: Acredita que Eu possa curar suas cegueiras?

As duas cegueiras são terríveis, especialmente a do espírito. A cegueira da matéria (não ocular) não nos permite enxergar o Cristo no irmão, o Cristo Sacramentado presente na Igreja, o Cristo nos atos de caridade, na realidade do dia-a-dia. Por outro lado, a cegueira do espírito não nos permite perceber, espiritualmente, o Verbo humanado que esteve entre nós e restabeleceu nossa relação filial com o Criador. Foram esses dois cegos que chegaram lá.

A humanidade, no final dos tempos, dirá a Jesus: Acreditamos, acreditamos que o Senhor pode fazer isso! E, como no Evangelho, Ele replicará: "Seja feito segundo a vossa fé." Nós iremos enxergar conforme a nossa fé. Não foi dito ali que enxergaram plenamente, apenas enxergaram.

Em seguida, Jesus diz: "Cuidado, para que ninguém o saiba. Mas eles, ao saírem dali, espalharam a Sua fama por toda a região." Jesus pediu para que eles não falassem, porque o divino é como um circuito fechado. O recado é sempre para aquela pessoa. Mas Deus sabe que vamos falar, e sempre dirá: É você que está enxergando e não seu irmão. Você acreditou, pois que lhe sirva de sinal. O sair dali, falando, foi a cura da cegueira material, que começou a perceber e a dizer: estou vendo Cristo nos irmãos, na caridade, na criação. A cegueira espiritual ficou calada.

Primeiro estávamos com nossa cegueira espiritual e material diante de Jesus. Em seguida levaram a Ele um endemoninhado mudo. Mudez dominada pelo demônio, pelo reino deste mundo. O homem não conseguia falar das coisas bonitas que Deus pôs no mundo. Mudez provocada pela soberba, pela mentira, pelos pecados que carregamos sempre. Todas essas coisas cercavam-no. Era o "mudo".

Como Jesus abriu os olhos da humanidade às coisas do espírito e às da matéria, curou também o mundo. É o Cristo na casa do Pai, que abre os olhos da humanidade e que a faz falar.

É o Evangelho da glorificação do Cristo.

Devemos refletir sobre o que Jesus falou: "…se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta montanha: Transporta-te daqui para lá, e ela se transportará, e nada vos será impossível." (Mt 17,20). Isto nos lembra o que Ele aqui diz: "Seja feito segundo a vossa fé."

A semente de mostarda é pequena como o grão de areia, mas não foi com este que Jesus fez a comparação, preferiu a figura da semente, por trazer dentro de si a planta inteira, pelo poder que tem em si de se transformar em grande arbusto. A fé, por pequena que seja, tem que ser viva!

Nas comparações místicas do Antigo Testamento o grão de areia tinha mais evidência. Mas Jesus dava início a uma nova linguagem: a do Novo Testamento. A humanidade não ficou enxergando plenamente, mas na medida de sua fé.

O exemplo de Arquimedes, quando disse: Dê-me uma alavanca e um ponto fixo que eu moverei o mundo, é uma história de fé. O mundo pode ser movido, quer dizer, as coisas de Deus não são imutáveis. Isto é teologia. Deus pode mudá-las, desde que nós nos mudemos. Ele nos ajuda na mudança. Nínive ia ser destruída, mas o povo se arrependeu. E Deus falou: "Não vou destruir Nínive."

Para mover esse mundo, precisamos ter algo fixo, firme, para apoiar a alavanca. Esse algo é a fé, a alavanca somos nós. Por isso Jesus falou: "Seja feito segundo a vossa fé", isto é, enxerguem na medida que acreditam. A semente de mostarda traz em si a planta inteira. Se nossa fé for como essa semente, teremos a planta no fundo do nosso coração.

E assim poderemos mover o mundo.

Este Evangelho nos mostra exatamente o que é a fé e a possibilidade que Deus nos dá de movermos a vontade divina. Precisamos nos aprofundar mais sobre ele, sobre a vivência humana, como viver o divino na matéria, como nos desapegar das coisas deste mundo, como enxergar, ser como um grão de mostarda, falar das coisas de Deus com simplicidade e naturalidade…

O Evangelho nos ensina uma política de vida muito grande. Basta lermos, com atenção, para começarmos a ver como vê a inteligência do Cristo, Sua psicologia falando na cura dos cegos e do mudo, como podemos mover a vontade de Deus, Seus planos. Deus aguarda para ver o que fazemos nesse sentido.

 

Referência: LOPES, Raymundo. Diversas Curas: Mt 9, 27-34. In: LEMBI, Francisco (Org.). O Código Jesus. Belo Horizonte: Magnificat, 2007. p. 139.

ALGUMAS SUGESTÕES DE LEITURA

Profecias

Profecias

Na carta transcrita abaixo e enviada ao Missionário Francisco Lembi, Raymundo Lopes descreve a origem do que se convencionou chamar na Obra Missionária de Profecias. São pequenos registros do que Raymundo ouviu de vozes desconhecidas. “Prezado Francisco, Francamente,...

Pequeninos Especiais

Pequeninos Especiais

No dia 02 de abril de 1993, na Capela do Colégio Monte Calvário, Nossa Senhora revelou a Raymundo Lopes que ele receberia 12 terços provenientes de um país distante. Estes terços trariam os nomes dos Apóstolos e seriam distribuídos de acordo com as instruções d’Ela,...

O Terço da Divina Chama

O Terço da Divina Chama

Nossa Senhora, Santa Teresinha e Catarina Labouré abrem o terceiro dos três Selos que marcam as aparições de Belo Horizonte: o Terço da Divina Chama. Trata-se de uma invocação do Espírito Santo para que não se caia na dispersão, na confusão e na apostasia destes...