As Bodas de Caná

Jo 2, 1-11

"Houve uma festa de casamento em Caná da Galiléia. Jesus e sua doce e santa Mãe tinham sido convidados. O entusiasmo ia ao auge, nessa ocasião, quando um servo murmurou um aviso desolador à anfitriã: 'O vinho acabou.' A Mãe de Jesus percebeu o que acontecera e segredou-lhe o pedido: 'Filho, o vinho acabou!' Respondeu-lhe Jesus: 'Muito bem, o que importa isso?' Sua Mãe disse aos serventes: 'Fazei tudo o que Ele vos disser.'"

Jesus era muito sociável. Naquela época, as festas de casamento às vezes duravam vários dias, enquanto houvesse comida e bebida, e o ponto alto da comemoração era o vinho. Serviam primeiro o bom vinho, e quando já haviam bebido muito, serviam o inferior.

Através deste acontecimento, João nos revela que Deus está falando sobre a Sua Aliança com a humanidade. Estas bodas são a aliança, o casamento do divino com o humano. Este é o Evangelho da Aliança.

Maria foi quem disse a Jesus que faltava vinho. É como estivesse pedindo a Ele aquele milagre. E a resposta dele é como dissesse: Não me peça uma coisa dessa. E Ela recomenda aos serventes que façam o que Ele mandar.

Será que Maria não deu importância à resposta de Jesus? Ou teria pressentido, não obstante o que lhe dissera, que lhe faria algo de extraordinário, evitando assim uma situação constrangedora para a noiva? Não, não era apenas isto. Trata-se aqui das Bodas da Aliança. A missão Mariana estava sendo cumprida naquele momento, independentemente da presença do divino. Era a Aliança Mariana, sob a inspiração de Deus. Por isso é que apesar da argumentação de Jesus, Maria deu aquela orientação aos serventes. Nossa Senhora é a corredentora, é o fio condutor entre o divino e a segunda pessoa da Santíssima Trindade. Este era o motivo de sua presença no Casamento da Aliança. João a coloca ali para contar como Deus fez esta aliança com a humanidade.

Mas precisava não só de espiritualidade, era necessário um milagre. Faltava alguma coisa, ali, nos últimos tempos da Aliança. "Quando o conteúdo da primeira talha foi retirado, ergueram seu copo em saudação ao noivo e à confusa e feliz noiva: 'Todos costumam pôr primeiro o bom vinho, e quando já beberam fartamente, servem o inferior. Vocês guardaram o bom vinho até agora.'", refere-se ao último tempo da Aliança, à nova Aliança: o bom vinho servido por último. Ali então dá início à consumação da grande Aliança de Deus com a humanidade, fazendo de Maria o fio condutor de Deus com a segunda pessoa da Santíssima Trindade.

O administrador da festa, Deus Pai, chama a noiva (a Igreja). Ali acontecia uma relação de aliança, selada pelo bom vinho, fruto da transformação milagrosa.

Isto é para mostrar o grande milagre no final dos tempos (no final da festa), por ação do Espírito Santo, com a transformação da água em vinho. Quando chegar o momento exato, Deus vai operar o grande milagre, tendo Maria como o fio condutor entre o Pai e o Filho.

"Jesus mandou buscar seis talhas e ordenou que as enchessem de água." Eram 6 potes de pedra. É muito importante esta informação de João. É a Trindade por excelência 3 + 3, embora estivessem faltando três potes, para complementar a representação da Trindade divina.

Vejamos, então: eram 6 potes. Por quê? Porque ali faltava a terceira pessoa da Santíssima Trindade. Ali estavam somente o Pai e o Filho. Os potes estavam cheios de água, mas faltava o grande milagre da transformação. Por isso eram 6 potes, 3 + 3, a Trindade perfeita duas vezes. Faltavam os 3 potes representando o Espírito Santo. Mas este se faria representar na realização do milagre da transformação. João foi claro. Se ali estivessem os 9 potes, faltaria o milagre.

Com a transformação da água em vinho, a Trindade se completa. Por isso o administrador chama a noiva e questiona, querendo saber por que ela guardou o bom vinho até o final da festa, quando todos o têm somente no início da festa. É porque, ao se completar a Grande Aliança de Deus com a humanidade, o Pai prepara o casamento, põe Nossa Senhora como fio condutor dessa Aliança, gera o Filho, que faz o grande milagre da transformação através do Espírito Santo.

João quis contar, à sua maneira, essa aliança de amor de Deus com a humanidade. O cerne deste Evangelho é a Aliança de Deus que se renova e se completa com a grande transformação da humanidade, assim como transformou a água, matéria, em vinho, seu Sangue.

A Aliança de Jesus não se completou com a Sua morte, mas com a Sua ressurreição no corpo glorioso.

Quando nos questionarem sobre a resposta que Jesus deu a Nossa Senhora nas Bodas de Caná, devemos contar esta passagem do Evangelho de João, onde ele faz um relato sobre a Aliança de Deus com a humanidade.

 

Referência: LOPES, Raymundo. As Bodas de Caná: Jo 2, 1-11. In: LEMBI, Francisco (Org.). O Código Jesus. Belo Horizonte: Magnificat, 2007. p. 63.

ALGUMAS SUGESTÕES DE LEITURA

Profecias

Profecias

Na carta transcrita abaixo e enviada ao Missionário Francisco Lembi, Raymundo Lopes descreve a origem do que se convencionou chamar na Obra Missionária de Profecias. São pequenos registros do que Raymundo ouviu de vozes desconhecidas. “Prezado Francisco, Francamente,...

Pequeninos Especiais

Pequeninos Especiais

No dia 02 de abril de 1993, na Capela do Colégio Monte Calvário, Nossa Senhora revelou a Raymundo Lopes que ele receberia 12 terços provenientes de um país distante. Estes terços trariam os nomes dos Apóstolos e seriam distribuídos de acordo com as instruções d’Ela,...

O Terço da Divina Chama

O Terço da Divina Chama

Nossa Senhora, Santa Teresinha e Catarina Labouré abrem o terceiro dos três Selos que marcam as aparições de Belo Horizonte: o Terço da Divina Chama. Trata-se de uma invocação do Espírito Santo para que não se caia na dispersão, na confusão e na apostasia destes...