As Bem-Aventuranças

Mt 5, 1-16

São João também contou esta história na Turquia.

Jesus nos dá um ensinamento completo, que se inicia nos vv. 1 a 12, as bem-aventuranças, e se completa nos vv. 13 a 16, o sal da terra e a luz do mundo. Se separamos essas idéias, seria como cortar as pernas do corpo. É necessário compreender todo o pensamento do Cristo.Jesus diz aqui que ser luz do mundo e sal da terra é como ser as pétalas das bem-aventuranças. Ele deu a vida para que isto acontecesse.

Quando criou a estrutura das bem-aventuranças, dizendo: "Bem aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus; bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. Bem aventurados os aflitos, porque serão consolados; os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados; os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia; os puros de coração, porque verão a Deus; os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus; os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Bem aventurados sois, quando vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por causa de mim."; nos dava o condimento necessário e a luz do Espírito para que pudéssemos realmente entender qual é a vontade de Deus, como deseja que sejamos. Quis nos levar à compreensão da relação de Deus com os homens, pois só o homem pode ser o sal da terra e a luz do mundo.

O homem é aquele que deve ser bem-aventurado, sentir uma boa aventura e participar da felicidade eterna com Deus. Por isso precisa começar pela fome e sede de justiça, ser perseguido por amor a ela, ser manso, pobre em espírito, misericordioso, puro de coração; mesmo que para isso tenha de pagar o preço da perseguição, da injúria etc., para ser o tempero da terra e a luz do mundo. E é melhor ficarmos alegres, quando assim nos acontecer.

As bem-aventuranças são as condições necessárias para alcançarmos a salvação eterna. São as perfeições evangélicas citadas por Mateus, exaltadas por Cristo no Sermão da Montanha, com suas recompensas. É também a suprema felicidade alcançada pelos justos no Céu.

Sete são as bem-aventuranças

e sete são os dons do Espírito Santo

 

Ser pobre em espírito – ser aflito e ao mesmo tempo

cultivar a mansidão – ter fome e sede de justiça

ser misericordioso – ser puro de coração

ser promotor da paz – ser perseguido e injuriado

 

POBRES

Somos pobres em espírito quando ENTENDEMOS e aceitamos a vontade de Deus (teremos o Reino dos Céus).

AFLITOS

Somos aflitos mas consolados pela SABEDORIA de Deus, então nossa MANSIDÃO possuirá a terra.

FOME E SEDE DE JUSTIÇA

Temos fome e sede de justiça, quando colocamos em prática os CONSELHOS de Deus.

 

Temos CIÊNCIA misericordiosa, conhecimento da misericórdia de Deus, e ela nos será confirmada.

 

PUROS DE CORAÇÃO

Seremos puros quando entendermos a PIEDADE de Deus, então teremos a visão do trono do Altíssimo.

PROMOVEM A PAZ

Promoveremos a paz quando sentirmos a FORTALEZA de Deus e seremos então seus filhos escolhidos.

PERSEGUIDOS E INJURIADOS

Seremos sempre perseguidos quando mostrarmos ao mundo nosso TEMOR DE DEUS.

 

Referência: LOPES, Raymundo. As Bem-Aventuranças: Mt 5, 1-16. In: LEMBI, Francisco (Org.). O Código Jesus. Belo Horizonte: Magnificat, 2007. p. 106.

ALGUMAS SUGESTÕES DE LEITURA

Profecias

Profecias

Na carta transcrita abaixo e enviada ao Missionário Francisco Lembi, Raymundo Lopes descreve a origem do que se convencionou chamar na Obra Missionária de Profecias. São pequenos registros do que Raymundo ouviu de vozes desconhecidas. “Prezado Francisco, Francamente,...

Pequeninos Especiais

Pequeninos Especiais

No dia 02 de abril de 1993, na Capela do Colégio Monte Calvário, Nossa Senhora revelou a Raymundo Lopes que ele receberia 12 terços provenientes de um país distante. Estes terços trariam os nomes dos Apóstolos e seriam distribuídos de acordo com as instruções d’Ela,...

O Terço da Divina Chama

O Terço da Divina Chama

Nossa Senhora, Santa Teresinha e Catarina Labouré abrem o terceiro dos três Selos que marcam as aparições de Belo Horizonte: o Terço da Divina Chama. Trata-se de uma invocação do Espírito Santo para que não se caia na dispersão, na confusão e na apostasia destes...